terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto Folclore "Resgatando Valores"


Secretaria Municipal de Educação
Colégio Municipal Geraldo de Oliveira
Professora Titular: Flávia Antonia da Costa Morais
Professora de Apoio: Divina Dias






Projeto Folclore
 “Resgatando Valores”










Jaupaci, Agosto, 2012


JUSTIFICATIVA

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

 Objetivos
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer e valorizar sua própria cultura; a importância do folclore para as crianças e comunidade.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, parlendas,provérbios,lendas mitos, contos,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição de trabalhos, todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.

Atividades desenvolvidas
1ª Etapa
Pesquisa no LIE: O que é folclore e jogos:
Quais as cantigas e brincadeiras do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore (ler algumas lendas); Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
2ª Etapa
Dividir em grupos e confeccionar cartazes com os temas:
ü  Literatura de cordel;
ü  Lendas, mitos e contos(inclusive as regionais);
ü  Provérbios, trava-língua,
ü  Fábulas;
ü  Parlenda e quadrinha;
ü  Festas e culinária;
ü  Adivinha charada e o que é;
ü  Superstições e crendices;
ü  Brincadeiras e músicas.
3ª Etapa
Produção de texto a partir da Lenda Mulaci-Ilustrar para portfólio.
4ª Etapa
Cartazes sobre as lendas em grupo (5). Concluir cartazes com criatividade, à partir dos desenhos.
ü  Boto cor-de-rosa
ü  Mula sem cabeça
ü  Biotatá (massinha ou durepox)
ü  Sereia
ü  Saci
5ª Etapa
Cartazes ilustrando as músicas( you tube)
ü  O sapo
ü  Atirei o pau no gato
ü  Peixe vivo
ü  A canoa
ü  O Cravo e a Rosa
6ª Etapa
Brinquedos e brincadeiras pesquisar sobre cada brincadeira e confeccionar alguns brinquedos.
ü  Pipa
ü  Estilingue
ü  Pião
ü  Boneca de pano
7ª Etapa
Culinária para exposição.
ü  Feijoada
ü  Feijão tropeiro
ü  Buchada
ü  Canjica
ü  Pamonha...
8ª Etapa
Dramatização: O casamento da Dona Baratinha
Culminância  
Apresentação dos trabalhos confeccionados através de seminários em cartazes explicativos, poemas, adivinhas, parlenda, o que o que é,  dramatização, dança cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário