Secretaria
Municipal de Educação
Colégio
Municipal Geraldo de Oliveira
Professora
Titular: Flávia Antonia da Costa Morais
Professora
de Apoio: Divina Dias
Projeto Folclore
“Resgatando
Valores”
Jaupaci, Agosto, 2012
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Objetivos
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da
cultura popular brasileira: conhecer e valorizar sua própria cultura; a
importância do folclore para as crianças e comunidade.
Metodologia
As
atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a
interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações
da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão
cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, parlendas,provérbios,lendas
mitos, contos,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição de
trabalhos, todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe
referente ao tema.
Atividades
desenvolvidas
1ª Etapa
Pesquisa
no LIE: O que é folclore e jogos:
Quais as cantigas e brincadeiras do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore (ler algumas lendas); Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Quais as cantigas e brincadeiras do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore (ler algumas lendas); Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
2ª Etapa
Dividir
em grupos e confeccionar cartazes com os temas:
ü Literatura de cordel;
ü Lendas, mitos e contos(inclusive
as regionais);
ü Provérbios, trava-língua,
ü Fábulas;
ü Parlenda e quadrinha;
ü Festas e culinária;
ü Adivinha charada e o que é;
ü Superstições e crendices;
ü Brincadeiras e músicas.
3ª Etapa
Produção de texto a partir da Lenda Mulaci-Ilustrar
para portfólio.
4ª Etapa
Cartazes sobre as lendas em grupo (5). Concluir
cartazes com criatividade, à partir dos desenhos.
ü Boto cor-de-rosa
ü Mula sem cabeça
ü Biotatá (massinha ou durepox)
ü Sereia
ü Saci
5ª Etapa
Cartazes ilustrando as músicas( you tube)
ü O sapo
ü Atirei o pau no gato
ü Peixe vivo
ü A canoa
ü O Cravo e a Rosa
6ª Etapa
Brinquedos e brincadeiras pesquisar sobre cada
brincadeira e confeccionar alguns brinquedos.
ü Pipa
ü Estilingue
ü Pião
ü Boneca de pano
7ª Etapa
Culinária para exposição.
ü Feijoada
ü Feijão tropeiro
ü Buchada
ü Canjica
ü Pamonha...
8ª Etapa
Dramatização: O casamento da Dona Baratinha
Culminância
Nenhum comentário:
Postar um comentário